29 de julho de 2009

Nova Carteira de Identidade

Pessoal, o nosso bom e velho RG está com os dias contados...

De acordo com a Lei 9454/1997, ela estabelece um número único de Registro de Identidade Civil, o RIC. Isso para integrar os bancos de Dados de diversos Órgãos dos Sistemas de Identificação do Brasil.
Foram gastos US$ 35 milhões na Aquisição desse Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (AFIS), e com essa Tecnologia de ponta não vamos mais precisar ficar andando com um monte de documentos, RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Motorista, etc..
Esse Documento possui um chip, os mesmos que encontramos nos cartões de Crédito, aonde todos esses números e informações estarão contidos.

Continue lendo...


O que também é muito importante é que esse cartão possui vários sistemas de segurança impedindo sua falsificação (coisa incomun no Brasil, rsrs). O projeto RIC contempla utilização de um cartão de identidade com os mais modernos itens de segurança, como fundos complexos, tintas e efeitos óticos especiais, além de chip microprocessador que armanezará os dados do cidadão e certificado digital. Os dados serão gravados a laser em camadas interiores do cartão, tornando impossível sua remoção por agentes químicos, configurando-se assim em um documento altamente seguro.
A intenção é de que, em 9 anos, 150 milhões de brasileiros tenham o seu número RIC. A partir do Terceiro Ano do Projeto, 80 mil pessoas poderão ser cadastradas a cada dia, com meta de 20 milhões por ano.
O RIC vai começar a ser usado a partir de 2009 e até o final de 2017 esperamos que todos já possuam esse novo documento.


Vídeo do Olhar Digital:



Video Institucional Apresentado em Brasilia


Todos os créditos para os sites que eu consultei:
http://wiki.educartis.com/wiki/index.php?title=RIC
http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=7618

Valeu Prof. Eduardo pela dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário